Chega a Moçambique e une-se ao movimento atualiza do Brasil

O Movimento #StopIdadismo dá os primeiros passos no continente africano, mais concretamente em Moçambique. Representantes do Fórum da 3.ª Idade (FTI) participarão na ação que decorrerá, no dia 10 de junho, pelas 19H00 (Portugal) 15H00 (Brasil) 20H00 (Moçambique). Será realizda a live internacional Vamos Celebrar o Dia da Língua Portuguesa” que assinalará e reforçará a parceria estratégica dos Movimentos #StopIdadismo e #Atualiza na luta contra o #idadismo / #etarismo e divulgará a nova parceria que prevê para outubro de 2022 o lançamento do Movimento StopIdadismo em Maputo.

José Carreira, representante do Movimento StopIdadismo considera que “esta iniciativa tem um simbolismo muito forte. Estamos a dar passos lentos, mas seguros, para a concretização de um objetivo de médio prazo: em linha com a Campanha Global da OMS #AWorld4AllAges, contribuir para o combate ao idadismo na Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa (CPLP). Procuramos estabelecer parcerias estratégicas que contribuam para a mehlhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas. A nossa ação tem três eixos de intervenção: Políticas e legislaçáo; Atividades Educativas e Ações Intergeracionais.

Durante a live, será feito um balanço do trabalho já realizado dos dois lados do Atlântico e apresentar-se-ão as novas estratégias de combate ao 3.º preconceito que mais vitima as pessoas no mundo, após o racismo e o sexismo.  Destacamos o lançamento do Guia de Boas Práticas de Combate ao Idadismo e do Curos de  Formação de Líderes de Combate ao Idadismo.

Mais informações sobre o StopIdadismo e sobre como participar de suas campanhas estão no site do movimento. Acesse: www.stopidadismo.pt

X